2via boleto

ACIP/CDL recebem associados para mais um Café Empresarial no dia 20 de agosto

02082019-CAFE-EMPRESARIAL-POST

Débora Camila é eleita Miss Comerciária Patrocínio 2019

Representante da Cromática Escola de Música vence o concurso das ACIP/CDL e Câmara da Mulher Empreendedora e vai representar Patrocínio na etapa estadual

Misses-presidentes-1200 

 

Num lindo evento realizado pelas ACIP/CDL através da Câmara da Mulher Empreendedora foi escolhida na noite desta quarta-feira (31/07) na sede das entidades a Miss Comerciária 2019 Etapa Patrocínio. A grande vencedora foi Débora Camila, colaboradora da Cromática Escola de Música.

Concorreram seis belas mulheres que trabalham no comércio local, em empresas associadas às ACIP/CDL, sendo elas:

— Ana Laura (Restaurante Traira’s);

— Débora (Cromática Escola de Música);

— Gabrielle (Minagro Máquinas Agrícolas);

— Juliete (Bernardão Materiais para Construção);

— Kethelen (Unimed Patrocínio);

— Nayara (Mega Cell).

Elas desfilaram em traje passeio e com roupa de gala encantando toda a plateia e o corpo de jurados. As candidatas foram avaliadas nos quesitos desenvoltura, simpatia, charme e elegância.

O júri foi formado por Adelia de Oliveira, diretora da Apae; Adrea Correa, empresária e tesoureira da ACIC/CDL de Coromandel; Dra. Brenda Queiroz, dermatologista; Dr. Bruno Bernardes, cirurgião plástico; Fred Elias, presidente da Acarpa; Frederico Nunes, publicitário; Kellen Cristina Guerra, empresária; Márcio Rogério “Chokito”, empresário e superintendente do Procon; Rosangela da Silva, empresária e diretora de eventos da ACIC/CDL de Coromandel.

MissDebora-1200Suspense e anúncio

Após uma encantadora apresentação de dança da Escola de Balé PLIE e depois de muito suspense e expectativa foi anunciado o resultado, sendo as princesas a Ana Laura e a Juliete e a Miss Comerciária 2019 a Débora Camila.

A Miss Comerciária 2017 Camila Ferreira Costa (agente de atendimento do Sicoob Coopacredi) passou a coroa para a grande vencedora que ficou muito feliz e emocionada com a conquista, justamente no dia do aniversário dela. “Foi muito emocionante, ainda mais no dia do meu aniversário. Todas as candidatas estavam lindas e foi muito disputado o concurso”, comentou a campeã.

O evento ainda teve um caráter solidário: as candidatas fizeram a arrecadação de produtos de higiene: pacotes de fraldas geriátricas ou infantil, pacotes de papel higiênico, sabonete, shampoo e outros itens de higiene que serão doados para a Casa do Idoso de Patrocínio e Creche São Cristóvão. Foram arrecadados 1.798 produtos.

Final em Juiz de Fora

Este ano a etapa estadual, para eleger a Miss Comerciária Minas Gerais 2019, acontecerá durante o encerramento da 26ª Convenção Estadual, no dia 31 de agosto de 2019, no Hotel Trade Business em Juiz de Fora, onde Débora vai representar Patrocínio e concorrer ao título estadual.

“Parabéns às candidatas pela beleza e pelo esforço que fizeram durante semanas. Foi um grande evento que valorizou nosso comércio de Patrocínio e esperamos que a Débora tenha sucesso na etapa estadual”, comentou o presidente da ACIP Aldo Cândido Roriz Junior.

Gianny Pôrto Reis diz que houve um comprometimento de todos da Câmara da Mulher, das ACIP/CDL e dos outros parceiros para o sucesso do evento. “Além das mulheres da Câmara e das ACIP/CDL, é um evento promovido a várias mãos, como os patrocinadores, a imprensa, os jurados, as candidatas que são lindas e a Débora que vai se destacar nestes próximos dois anos como Miss Comerciária”, comenta a presidente da Câmara da Mulher Empreendedora.

Criado em 2010 pela FCDL-MG, o Miss Comerciária Minas Gerais é um concurso tradicional, de âmbito estadual, que visa eleger e valorizar a representante do comércio mineiro.

“Ficamos muito bem colocados com a Camila entre as cinco finalistas em 2017 e novamente levaremos nossa representante para disputar o Miss Comerciária Estadual, sendo que estamos muito otimistas com a Débora, além de estarmos levando o nome de Patrocínio para ser destaque mais uma vez”, diz o presidente da CDL Cezar dos Reis.

MissACIPCDL CME-1200 

A organização agradece às candidatas, às empresas que prestigiaram e incentivaram esse momento, aos nossos patrocinadores e a todas as pessoas que apoiaram para a realização deste concurso:

— Bem Menos

— Calçados Pé de Moleque

— Escola de Dança Plié

— Espaço Multidisciplinar Dedicando

— Joalheria Naves

— Nhac Restaurante

— O Boticário

— People Formação Completa

— Restaurante Jamaica

— Santhyago Capelli

— Secretaria Municipal de Cultura

— Traíra’s Restaurante

—  Nossos patrocinadores: SICOOB COOPACREDI e UNIMED

— Agradecemos ainda à imprensa: rádios Capital FM/Rainha da Paz, Difusora, Modulo FM; jornais: Folha de Patrocínio, Gazeta e Jornal de Patrocínio; sites: Dia News, Mais Um Online, Olha o Passarim, Patrocínio Agora, Patrocínio On Line, Portilho Online e Rede Hoje.

 

(Fotos: Olha o Passarim / Clique aqui e veja todas as fotos)

 

Miss Comerciária de Patrocínio será conhecida na noite desta quarta-feira, nas ACIP/CDL

CANDIDATAS-MISS-2019 1200

Acontece nas ACIP/CDL na noite desta quarta-feira (31/07) a eleição da Miss Comerciária 2019 Etapa Patrocínio. A realização é das ACIP/CDL, através da Câmara da Mulher Empreendedora, com patrocínio do Sicoob Coopacredi, Unimed Patrocínio, Bem Menos, Calçados Pé de Moleque, Naves Joalheria, Nhac Restaurante, People Formação Completa, Restaurante Jamaica Gourmet, Santhyago Capelli e Restaurante Traíra’s.

Concorrem seis belas candidatas que trabalham no comércio local, em empresas associadas às entidades, sendo elas:

— Ana Laura (Restaurante Traira’s);
— Débora (Cromática Escola de Música);
— Gabrielle (Minagro Máquinas Agrícolas);
— Juliete (Bernardão Materiais para Construção);
— Kethelen (Unimed Patrocínio);
— Nayara (Mega Cell).

Criado em 2010 pela FCDL-MG, o Miss Comerciária Minas Gerais é um concurso tradicional, de âmbito estadual, que visa eleger e valorizar a representante do comércio mineiro.

O evento segue os padrões de um concurso de beleza, em que as candidatas são avaliadas nos quesitos desenvoltura, simpatia, charme e elegância.

Este ano a etapa estadual, para eleger a Miss Comerciária Minas Gerais 2019, acontecerá durante o encerramento da 26ª Convenção Estadual, no dia 31 de agosto de 2019, no Hotel Trade Business em Juiz de Fora.

A atual Miss Comerciária de Patrocínio é Camila Ferreira Costa (colaboradora do Sicoob Coopacredi) que irá passar a faixa e a coroa para a nova miss na noite de hoje.

 

5º Festival de Cultura e Gastronomia teve público de 16 mil pessoas

Evento das ACIP/CDL, com a co-realização do Sindcomércio, a participação do Núcleo de Bares e Restaurantes do Programa Empreender, foi novamente um enorme sucesso 


Publico2-1500 CréditoFoto AndréLuizCosa
Um excelente público compareceu ao evento (Foto: André Luiz Costa)


O 5º Festival de Cultura e Gastronomia do Cerrado Mineiro em Patrocínio/MG que aconteceu de 19/07 a 21/07/2019 no Espaço Cultural Joaquim Constantino Neto com entrada gratuita foi mais uma vez um grande sucesso. O público cresce a cada ano. A contagem para esta edição ficou em 16 mil pessoas nos três dias do evento.

A realização do festival é das ACIP/CDL, com a co-realização do Sindcomércio, a participação do Núcleo de Bares e Restaurantes do Programa Empreender das ACIP/CDL e apoio de vários parceiros: Sebrae; Fecomércio, Sesc e Senac; Circuito Turístico Caminhos do Cerrado; Funcecp e Prefeitura de Patrocínio.

Evento consolidado


aberturaoficial-1500 CréditoFoto AndréLuizCosa
Autoridades durante a abertura oficial  (Foto: André Luiz Costa)


A abertura oficial foi feita na noite da sexta-feira, dia 19. O presidente da ACIP Aldo Cândido Roriz Junior destacou a grandeza do festival. “É um evento já consolidado ao movimentar nosso comércio e divulgar Patrocínio”, diz.

O presidente da CDL Cezar do Reis reforçou seu agradecimento a todos os parceiros que possibilitam a realização do festival. “Cada pessoa, empresa ou instituição que apoia este evento tem o nosso reconhecimento por nos ajudar a realizar o Festival de Cultura e Gastronomia com essa grandeza que adquiriu”, comentou.

O prefeito foi uma das autoridades presente à solenidade de abertura. “O festival se consolida como um dos maiores eventos desse porte na região, que valoriza o nosso comércio, e por isso damos total apoio como forma de reconhecer sua contribuição na receita do município, além de proporcionar uma grande oportunidade de entretenimento para nossa população” afirmou Deiró Marra.

Neste ano o evento foi temático, destacando a cultura gastronômica do Brasil com os pratos feitos pelos 12 estabelecimentos do Núcleo de Bares e Restaurantes do Programa Empreender representando cada região do país com valor único de 10 reais para cada prato o que possibilitou às famílias saborear diversos pratos sem pesar no bolso.

Participaram:

Bar do Marruco, Ceará Lanches, Ebimaki Temakeria, Gálatas Restaurante, Jamaica Restaurante, Máximus Sorvetes, Nhac Restaurante, Peixe na Telha Restaurante e Peixaria, Pizzaria Bella Pizza, Restaurante Panela de Barro, Restaurante Traíras e Tropicus Hamburgueria.

Programação cultural

Kiko Zambianchi-1500
Ícone do pop rock nacional Kiko Zambianchi (Foto: Marlizia Silva) 


O Festival de Cultura e Gastronomia teve ainda uma extensa programação cultural, com destaque para nomes nacionais de peso, como Kiko Zambianchi, Wilson Sideral e Renato Quase Russo da Legião Urbana Cover. Também se destacaram os artistas locais nas suas mais variadas expressões culturais que apresentaram seu trabalho e agradaram ao público.

As muitas atividades chamaram a atenção:

— Oficinas Gastronômicas, Chef Show, Mini Chef e Cozinha ao Vivo;

— Festa do Churrasco com Chef Heloy;

— Festa do Vinho com Sommelier Flávio Gomes;

— Praça de alimentação com bares e restaurantes locais;

— Exposição de carros antigos;

— Bike tour em fazendas de café;

— Tarde recreativa para crianças;

— Apresentação de dança e teatro;

— Shows musicais com artistas renomados.

Apresentaram o evento Cafebras e Eisenbahn (através da Bebidas Marra) e os demais patrocinadores foram: Bernardão, Evollui, Prol Tendas, R1, LM Gráfica e Comunicação Visual, Madeireira Madsul, Prime, Leite & Corte, Sicoob Coopacredi, Bom Negócio, Sebrae, Unimed Patrocínio e Unicerp.


Sideral-1500 CréditoFoto AndréLuizCosa
Wilson Sideral em mais um ótimo show do festival (Foto: André Luiz Costa)

Balanço positivo

Camila Nayara Gonçalves disse que o balanço do festival foi muito positivo. “Neste ano a gastronomia foi destaque, os bares e restaurantes apresentaram pratos temáticos dando sentido ao slogan “Recheado de Brasil”, tivemos a aprovação do público uma vez que a maioria dos pratos esgotaram resultando no sucesso nas vendas atendendo as expectativas dos expositores. Quanto às atrações artísticas e culturais nosso objetivo de proporcionar uma experiência artístico-cultural que transponha o cenário da cultura de massa ditada pela indústria cultural capitalista, que por sua vez aliena, distanciando o público de nossa brasilidade e sua diversidade foi cumprido em mais uma edição,” disse a consultora do Programa Empreender das ACIP/CDL e coordenadora do festival.

De acordo com ela, além do excelente público local, houve uma ótima presença de visitantes de cidades da região mostrando que o evento está no caminho certo.

Publico1-1500
Evento agradou em cheio (Foto: Marlizia Silva)

 

ACESSE A FAN PAGE DO FESTIVAL E VEJA MAIS FOTOS DO EVENTO. CLIQUE AQUI. 

 

Definida foto que vai estrelar campanha do Dia dos Pais das ACIP/CDL

NETINHO-FOTO-VENCEDORA-1200

A promoção do Dia dos Pais da Campanha de Valorização do Comércio Local das ACIP/CDL já tem a foto que será utilizada nas peças publicitárias. A vencedora foi a foto do papai Edson Jose de Souza Neto com os filhos Pedro Henrique de Souza e João Lucas de Souza.

As fotos enviadas para as entidades que atenderam aos requisitos de tamanho e qualidade estabelecidos pelo regulamento foram apresentadas à diretoria que escolheu por votação a fotografia do Netinho com os filhos Pedro Henrique e João Lucas.

Em breve as peças publicitárias estarão nas lojas participantes e nas mídias das entidades. As ACIP/CDL agradecem a todos que participaram do concurso enviando suas fotos.

 

5º Festival de Cultura e Gastronomia começa na sexta-feira e vai até domingo com entrada gratuita e muitas atrações

Evento das ACIP/CDL, com a co-realização do Sindcomércio, terá gastronomia temática através do Núcleo de Bares e Restaurantes do Projeto Empreender e uma série de atividades artísticas e culturais

 

17072019-festival
Em 2018, evento foi um enorme sucesso


 

A cidade já faz contagem regressiva para o 5º Festival de Cultura e Gastronomia do Cerrado Mineiro em Patrocínio/MG que acontece a partir de sexta-feira (19/07) e se estende até domingo no Espaço Cultural Joaquim Constantino Neto com entrada gratuita.

 

A realização do festival é das ACIP/CDL, com a co-realização do Sindcomércio e apoio de vários parceiros: Sebrae; Fecomércio, Sesc e Senac; Circuito Turístico Caminhos do Cerrado; Funcecp; e Prefeitura de Patrocínio.

 

Trata-se do evento cultural e gastronômico mais relevante do Circuito Turístico Caminhos do Cerrado e um dos mais expressivos da região do Cerrado Mineiro, segundo o presidente da CDL Cezar dos Reis. “O festival tornou-se um concorrido evento regional que só no ano passado levou cerca de 15 mil pessoas ao Espaço Cultural e nossa expectativa é superar essa marca neste ano”, comenta.

 

Evento temático

 

Neste ano através do Nucleo de Bares e Restaurantes do Programa Empreender das ACIP/CDL, o evento será temático, destacando a cultura gastronômica do Brasil, enfatizando características que reportem a cada região do País com os pratos feitos pelos 12 estabelecimentos do Núcleo de Bares e Restaurantes do Programa Empreender. O valor será único de 10 reais para cada prato que será vendido no festival.

 

Confira qual prato cada estabelecimento vai representar:

 

Região Centro-Oeste

Mato Grosso: Tropicus Hamburgueria

Prato: Panhoca com Virado Cuiabano

 

Região Nordeste

Bahia: Ceará Lanches

Prato: X-Bahêaaa

 

Ceará: Peixe na Telha

Prato: Galinhada Goiana

 

Pernambuco: Nhac

Aipim com Carne de Sertão na Manteiga

 

Região Norte

Amazonas: Restaurante Traíras

Prato: Delícia da Amazônia

 

Pará (PA): Máximus Sorvetes

Prato: Trilogia paraense

 

Região Sudeste

Minas Gerais: Jamaica Restaurante

Costelinha Patrocinense

 

Rio de Janeiro: Panela de Barro

Prato: Bolinho de Feijoada

 

São Paulo: Pizzaria Bella Pizza

Prato: Mix Paulista

 

Região Sul

Paraná: Ebimaki Temakeria

Prato: Hot Roll Philadelphia do Cheff

 

Rio Grande do Sul: Bar do Marruco

Prato: Costelão Gaúcho do Marruco

 

Santa Catarina: Gálatas Restaurante

Prato: Petisco Blumenauai

 

17072019-KIKO-ZAMBIANCHI 2Programação Cultural

 

O Festival de Cultura e Gastronomia terá ainda uma extensa programação cultural, com destaque para nomes conhecidos nacionalmente, como Kiko Zambianchi (foto) e Sideral, e a nível estadual, casos de The Class e Renato Quase Russo da Legião Urbana Cover.

 

Entre as atividades previstas estão:

 

— Oficinas Gastronômicas, Chef Show, Mini Chef e Cozinha ao Vivo;

— Festa do Churrasco com Chef Heloy;

— Festa do Vinho com Sommelier Flávio Gomes;

— Praça de alimentação com bares e restaurantes locais;

— Exposição de carros antigos;

— Bike tour em fazendas de café;

— Tarde recreativa para crianças;

— Dança de quadrilha julina das escolas locais;

— Apresentação de dança e teatro;

— Shows musicais com artistas renomados;

 

Agradecimentos

Segundo o presidente da CDL, evento desse porte só pode ser realizado com apoio de parceiros e patrocinadores. “Agradecemos as entidades que nos ajudam, como a Prefeitura de Patrocínio na pessoa do prefeito Deiró, sempre incentivador do festival; ao Circuito Turístico Caminhos do Cerrado; à Fecomércio, Sesc e Senac; ao Sindcomércio, através do presidente Wander Junior de Carvalho, que conseguiu pelo segundo ano trazer o Minas ao Luar para abrir o festival na sexta-feira; aoSebrae; e também aos vários patrocinadores, em especial, aos apresentadores do evento, Cafebras e Eisenbahn (através daBebidas Marra) e aos proprietários dos bares e restaurantes integrantes do Nucleo do Programa Empreender das ACIP/CDL. Muito obrigado a todos que acreditam e investem na evolução do festival”, agradece Cezar dos Reis.

 

São também patrocinadores: Bernardão, Evollui, Núcleo de Bares e Restaurantes, Prol Tendas, R1, LM Gráfica e Comunicação Visual, Madeireira Madsul, Prime, Leite & Corte, Sicoob Coopacredi, Bom Negócio, Uberlândia Refrescos, Sebrae, Unimed Patrocínio e Unicerp.

 

17072019-Sideral Crédito DiegoRuahn
Sideral promete fazer um super show (Foto: Diego Ruahn)

 

Confira a programação completa em: acip.org.br/festival

 

2ª Feira das Oportunidades acontece a partir desta sexta-feira

FEIRA-OPORTUNIDADES-POST 01 1200

Definidas as candidatas ao Miss Comerciária Patrocínio 2019

CANDIDATAS-MISS-2019 1200

Seja um protagonista da Campanha do Dia dos Pais das ACIP/CDL: envie sua foto para concorrer; leia o REGULAMENTO

POST-DIA-DOS-PAIS-CAMPANHA-FOTOS-2019


As ACIP/CDL começam a receber a partir desta quinta-feira (11/07) as fotos dos interessados em estrelar as peças publicitárias do DIA DOS PAIS da CAMPANHA DE VALORIZAÇÃO DO COMÉRCIO LOCAL.

 

O objetivo é valorizar o carinho entre pais e filhos, incentivando os consumidores a presentear o papai comprando no comércio de Patrocínio.

 

Confira o regulamento:

 

1º) Podem participar: pai com seu(s) filho(s) que represente o espírito e temática da campanha.

 

2º) Para participar deve ser enviada uma foto ATUAL (com pelo menos 300 pixels de resolução e altura mínima da foto de 30 cm), contendo nome completo de todos que estão na foto e telefone de contato, para o e-mail das ACIP/CDL: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. até 23h59 do dia 15/07/2019;

 

3º) Declarar no e-mail que está de acordo com este regulamento.

 

4º) Podem enviar as fotos todos que tenham interesse em participar com a foto no cartaz da Campanha do Dia dos Pais.

 

5º) As fotos serão avaliadas pela diretoria das ACIP/CDL até o dia 15/07/2019 e a foto que obtiver melhor avaliação será escolhida para figurar em nosso cartaz. Toda reunião será formalmente registrada em ATA;

 

6º) A fotografia é de responsabilidade da pessoa que a enviou. E deve estar em ALTA QUALIDADE (com pelo menos 300 pixels de resolução e altura mínima da foto de 30 cm, resolução ideal para impressão);

 

7º) Caso a foto enviada seja profissional, as ACIP/CDL não tem qualquer obrigação de manter o logotipo da empresa de fotografia no cartaz;

 

8º) Os participantes, com o envio das fotos, autorizam expressamente e de forma gratuita, o uso da foto e da imagem das pessoas constantes na imagem de forma gratuita, não havendo o que se falar em qualquer tipo de pagamento por uso de imagem ou mesmo direito autoral pelo prazo de 1 ano.

 

9º) Serão desclassificadas as fotos que não atendem as especificações acima.

 

Mais informações pelo (34) 3831-5500 - ramal 3.

 

eSocial será extinto e substituído por outro sistema em 2020, afirma secretário da Previdência

Resultado de imagem para esocial

A partir de janeiro do ano que vem, haverá dois sistemas, um para Previdência e Trabalho, e outro para informações da Receita Federal. Governo promete um sistema mais simples.

O secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, afirmou nesta terça-feira (9) que o eSocial só funcionará até janeiro de 2020. Segundo o secretário, a partir do ano que vem o eSocial será substituído por outros dois sistemas: um da Receita Federal e outro de Trabalho e Previdência.

O eSocial é uma plataforma de registro informações para o cumprimento de obrigações trabalhistas, tributárias e previdenciárias.

"O fato de ser dois sistemas não quer dizer que vai aumentar a complexidade. Serão dois sistemas bem mais simples, esse é o nosso compromisso", disse o secretário.

O secretário Rogério Marinho afirmou ainda que com a aprovação da chamada MP da "liberdade econômica" o governo vai criar a carteira de trabalho digital. O sistema eletrônico substituirá a carteira de trabalho de papel. Segundo o secretário, a instituição da carteira de trabalho digital está prevista no relatório do deputado Jerônimo Goergen, relator da MP. A previsão é que a carteira de trabalho eletrônica comece a ser implantada em setembro deste ano.

Menos informações

O secretário de Trabalho, Bruno Dalcom, destacou que a intenção é cortar as informações exigidas das empresas no eSocial de 900 para cerca de 500 nos próximos meses.

Ele destacou que informações como título de eleitor, número da carteira de identidade e informações de saúde e segurança do trabalho deixarão de ser exigidas.

Entre as informações que serão mantidas está a comunicação de acidentes de trabalho e informações de folha de pagamento, férias, Rais e Caged, por exemplo.

O governo não informou, no entanto, quantas informações devem ser exigidas no novo sistema que entrará em vigor em janeiro de 2020.

Pequenas empresas

Até janeiro de 2020, as micro e pequenas empresas não serão obrigadas a aderir ao eSocial. A partir dessa data, ingressarão diretamente no novo sistema.

Dalcom destacou que as empresas que fizeram investimentos para a implantação do eSocial não serão prejudicadas.

“As empresas que já entraram no eSocial não serão prejudicadas. O novo programa será formulado respeitando os investimentos feitos por essas empresas em tecnologia e capacitação de mão de obra”, afirmou.

Além disso, no novo sistema haverá diferença entre o programa usado por médias e grandes empresas e o usado por micro e pequenas empresas.

Simplificação

O secretário afirmou ainda que até ser extinto, em janeiro de 2020, o eSocial será simplificado. Ao longo dos próximos meses as informações exigidas no sistema serão reduzidas em 40% a 50%.

"Ao longo dos próximos seis meses vamos manter o sistema com essas inovações. A partir de janeiro de 2020 estaremos apresentando uma nova plataforma", disse.

eSocial

O eSocial é uma ferramenta que reúne os dados trabalhistas, fiscais, previdenciários das empresas em uma só plataforma. No início, somente patrões de empregados domésticos eram obrigados a usar o eSocial.

A partir de janeiro deste ano, empregadores do Simples Nacional (incluindo MEI), empregadores pessoa física (exceto doméstico), produtor rural PF e entidades sem fins lucrativos foram obrigados a aderir ao sistema.

Desde julho do ano passado, empresas de médio porte (que faturam entre R$ 4,8 milhões e R$ 78 milhões) passaram a ter que enviar seus dados ao sistema, que já era obrigatório desde janeiro para as grandes. E desde novembro de 2018, as micro e pequenas e os MEI (microempreendedores individuais) também passaram a ser obrigadas a usar o sistema.

(Fonte: G1 / Foto: Blog eSocial Techne)

 

Sub-categorias