2via boleto

Importante conquista das ACIP/CDL e Sindcomércio: Prefeitura de Patrocínio destina veículo exclusivo para fiscalização do comércio ambulante clandestino

Atendendo pedido das entidades, carro foi repassado nesta segunda-feira à Secretaria Municipal de Urbanismo e terá funcionários que receberão denúncias do comércio ilegal e farão a fiscalização


veiculo-ambulantes-02


As ACIP/CDL, Sindcomércio e os associados das duas entidades obtiveram uma importante conquista na manhã desta segunda-feira (03/06) quando a Prefeitura Municipal de Patrocínio fez o repasse de um veículo Volkswagen Voyage à Secretaria Municipal de Urbanismo que será utilizado exclusivamente na fiscalização do comércio ilegal por ambulantes no município.

O repasse foi feito em solenidade no Paço Municipal, na Prefeitura, quando na oportunidade a Administração Municipal também apresentou a nova frota do transporte escolar e destinou outros dois veículos para a Secretaria de Obras.

As ACIP/CDL estiveram representadas pelos seus presidentes Aldo Cândido Roriz Junior e Cezar dos Reis e o Sindcomércio pelo presidente Wander Junior de Carvalho. Diretores e funcionários das entidades também compareceram. O prefeito Deiró Marra, o presidente da Câmara Municipal Valtinho do Jandaia, vereadores, secretários municipais, autoridades, imprensa e servidores públicos também estiveram presentes.

A fiscalização

Antiga reivindicação do empresariado local, o veículo terá funcionários da Prefeitura à disposição das entidades para atender onde serão feitas as fiscalizações e como serão realizadas as autuações dentro da lei vigente, lembrando que uma atualização na legislação já está em andamento numa parceria das ACIP/CDL, Sindcomércio, Câmara Municipal e Prefeitura Municipal.

O sinal verde para esse combate mais efetivo ao comércio clandestino na cidade foi dado por Deiró durante reunião com representantes das entidades em abril deste ano no gabinete do prefeito. As instituições têm sido parceiras na elaboração do texto de mudanças na lei na Câmara e também trabalharão pela aprovação.

aldororiz

“Esse é um trabalho que nós das ACIP/CDL, em parceria com o Sindcomércio, temos feito, atendendo ao pedido de nossos associados preocupados com o grande número de ambulantes trabalhando de maneira ilegal em Patrocínio. Deixamos claro que não somos contra o trabalho de ninguém, somos contra pessoas com trabalho irregular concorrendo de maneira desleal com os comerciantes que estão pagando todos os impostos. Além do mais, hoje é fácil uma pessoa se regularizar”, comenta o presidente da ACIP Aldo Cândido Roriz Junior.

Maioria é de fora

O presidente da CDL também concorda. “Este veículo dedicado à fiscalização é um grande ganho para os empresários, pois há tempos reclamam da enorme quantidade de ambulantes ilegais em Patrocínio. É bom esclarecer que a maioria vem de fora, não são pessoas da cidade. Geralmente, são grandes empresários que vêm com caminhões de fora e colocam seus vendedores na cidade competindo de maneira desleal com os comerciantes locais”, diz Cezar dos Reis.

O presidente do Sindcomércio avalia que o trabalho em conjunto vai render bons frutos. “Essa parceria entre ACIP/CDL, Sindcomércio, Prefeitura Municipal e Câmara Municipal é fundamental. Essa nossa união fez com que a Prefeitura enxergasse a importância da fiscalização do comércio ambulante e já vemos os resultados com apreensão de algumas mercadorias. Ou seja, será muito bom para todos”, diz Wander Junior de Carvalho.

Atendendo aos pedidos

veiculo-ambulantes-01

“Colocamos este veículo para fazer o combate ao comércio clandestino fazendo aquilo que vocês das ACIP/CDL e Sindcomércio vieram pedir. Mais uma vez, a Prefeitura se coloca como executora de políticas públicas cobradas pela sociedade. Faremos isso para que nossos empresários que estão regulamentados não sejam prejudicados. Precisamos ter coragem para enfrentar os problemas. Se as pessoas querem vender em Patrocínio, precisam gerar imposto e trabalho para nossa cidade”, disse o prefeito Deiró Marra.

O associado das entidades pode ajudar na fiscalização com informações sobre locais de atuação de ambulantes ilegais. As denúncias podem ser feitas pelo número do PLANTÃO 24 HORAS: 9.8891-8508 (ou em caso de dificuldades pelo celular / WhatsApp 9.9902-4990 que serão repassadas à equipe da Prefeitura para que tome as providências cabíveis).

carroambulantes

 

(Fotos: André Luiz Costa | Alex Guimarães Machado / Ascom-CMP)