No dia 11 de abril, a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL-MG), recebeu o Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo (PNDV), uma parceria da CNDL com o com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Este é o novo evento do projeto no país e dessa vez o seminário foi destinado à elaboração de políticas públicas para o varejo.
“Esta é uma grande oportunidade para tratarmos das questões que afetam o crescimento do varejo. A expectativa é que possamos sair daqui com boas ideias e soluções para o nosso segmento”, disse o vice-presidente da FCDL-MG, Miguel de Faria.
“As políticas elaboradas neste encontro podem ser em nível municipal, estadual e federal. Na próxima etapa vamos nos reunir com políticos para aprovação dessas leis em âmbito nacional”, acrescentou o superintendente da CNDL, Éverton Correia.
Representando o presidente da CDL de Patrocínio, a diretora e presidente da Câmara da Mulher Empreendedora de Patrocínio, Gianny A. Porto Reis avaliou positivamente o evento. “Esse primeiro momento foi muito interessante para mobilizar e estreitar os laços com as lideranças das CDL´s do estado através de vivências e troca de experiências entre os representantes dos municípios que ficaram responsáveis por levantar as demandas e propor soluções. Ao final de mais três etapas e após a qualificação das lideranças, o PNDV vai contemplar os municípios com um manual de gestão”, relatou.
Abrangência
O PNDV prevê a realização de quatro tipos de eventos para: elaboração de propostas de Políticas Públicas para o desenvolvimento do varejo; disseminação de propostas para o desenvolvimento do varejo e articulação junto aos atores políticos locais; propagação de ferramentas tecnológicas inovadoras e articulação do tema junto ao poder público local e qualificação de lideranças empresariais e dirigentes do Sistema CNDL para melhoria do ambiente de negócios do varejo e estruturação das demandas do setor na agenda governamental.
“O projeto conta com uma série de ações que além de melhorar o ambiente de negócios no varejo colaboram para o desenvolvimento e crescimento do país”, afirmou o analista do Sebrae, Gilberto Junior. Ao final do projeto terão sido investidos R$ 3,5 milhões, valor destinado, principalmente, à organização de eventos com líderes e dirigentes lojistas e à criação de políticas públicas para o setor. A CNDL é responsável por 30% do valor do convênio e os outros 70% ficam a cargo do Sebrae.
Sistema CNDL: em defesa do varejo brasileiro
Formado em sua imensa maioria por pequenas empresas, o setor de comércio e serviços contribui de forma expressiva na geração de emprego e renda no país. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o varejo emprega um em cada cinco trabalhadores brasileiros e impacta dois terços do PIB do país.
O Sistema CNDL é uma das maiores redes representativas do segmento, e congrega a classe empresarial lojista, unindo não somente empresas comerciais, mas também serviços voltados a apoiar o segmento.
O Sistema, de livre adesão, é formado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), entidade sem fins lucrativos com representação nacional, 27 Federações das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDLs) atuantes nos estados e mais de 1.500 Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) presentes nos municípios brasileiros, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico das cidades. A CDL Jovem é responsável pela preparação de jovens empreendedores.
Já o SPC Brasil é o braço de oferta de benefícios do Sistema e o mais completo bureau de crédito da América Latina. Esta rica fonte de dados oferece soluções para o desenvolvimento do varejo, por meio de produtos e informações, além de indicadores de confiança e pesquisas sobre consumo.
Essa grande rede conta ainda com cerca 450 mil empresas associadas e mais de um milhão de pontos de vendas em todo país. Há mais de 50 anos, o Sistema CNDL constrói uma base sólida, seguindo os princípios da ética, associativismo e comprometimento, sempre em busca de meios que permitam o fortalecimento da livre iniciativa e na defesa do varejo nacional.
Fonte: Site www.fcdlmg.com.br
ACIP/CDL informam vagas de emprego
19 de abril de 2017
Atendente de Padaria (VAGA N° 92): acima de 20 anos; sexo: feminino; ensino médio completo; seis meses de experiência. Horário de trabalho:13:00 as 20:30.
Auxiliar de Açougue (VAGA N° 93): acima de 20 anos; ensino médio completo, seis meses de experiência.
Auxiliar Financeiro (VAGA N°87): Sexo: feminino; 23 á 35 anos; digitação, informática, cursando superior em administração ou contábeis ou graduada; experiência em departamento financeiro. Horário de trabalho de segunda à sexta: 08:00 ás 18:00, sábado de 08:00 ás 12:00
Carregador (VAGA N° 94): 24 a 42 anos; sexo: masculino; ensino médio completo. Horário de trabalho: 19:00 as 04:00. Salário fixo R$1296.00.
Consultor de Vendas (VAGA N°71): sexo masculino, entre 22 e 35 anos, digitação, informática, redação, boa caligrafia, habilitação B, ensino médio completo, conhecimento em mecânica. Horário de trabalho: de segunda a sexta de 07:30 a 17:30.
Instalador de Sistema de Segurança Eletrônica (VAGA Nº 50): sexo masculino, acima de 20 anos e 2º grau completo. É necessário conhecimento em instalações elétricas, eletrônica, cercas elétricas, alarmes e portão eletrônico. Experiência de 6 meses. Habilitação A e B. Horário de trabalho: 08 às 18 com uma hora e meia de almoço. Salário fixo + hora extra.
Operador de Caixa (VAGA N° 91): acima de 20 anos, sexo: feminino; ensino médio completo, seis meses de experiência. Horário de trabalho: 13:00 as 08:30.
Repositor (VAGA N° 90): mínimo 18 anos, sexo: masculino; ensino médio completo.
Serviços Gerais (VAGA N°89): sexo: ambos; mais de 20 anos; habilitação a; 2° grau completo; 6 meses de experiência.
Soldador (VAGA 88): sexo: masculino; 1° grau completo; experiência de 6 meses. Horário de trabalho: Comercial.
Técnico Instalação de Fibra Óptica (VAGA 86): sexo: masculino; 23 á 35 anos; digitação; informática; habilitação b; ensino médio completo; experiência como eletricista, serviços gerais ou cerca elétrica. Horário de trabalho: 08:00 as 18:00. Sábado: 08:00 as 12:00.
Técnico em Monitoramento (VAGA Nº34): ambos os sexos, acima de 23 anos, ensino médio. Necessário informática, digitação e habilitação. Experiência de 6 meses como técnico em monitoramento, dinâmico, calmo e educado. Horário de trabalho e salário a combinar.
Trainee Administrativo (VAGA N°70): sexo: masculino, estado civil: solteiro, informática, habilitação, boa caligrafia, ensino superior em administração, experiência com liderança. Horário de trabalho: de segunda a sexta das 08:00 as 17:00, aos sábados de 08:00 as 12:00.
Vendedor (VAGA Nº47): ambos os sexos, de 20 a 45 anos com 2º grau completo. Boa caligrafia e experiência de 6 meses em vendas. Capacidade de compreensão, de comunicação e de se expressar com naturalidade. Horário de trabalho: 08:00 às 17:30 exceto domingos e sábados e feriados de 08:00 às 14:00.
Os interessados devem procuras as ACIP-CDL, na rua Joaquim Carlos dos Santos – 141, munidos dos documentos pessoais, carteira de trabalho , currículo, 1 foto 3/4 e R$20,00, para pagamento da taxa que valida o cadastro por 6 meses.
A máxima “sua imagem é seu cartão de visitas” foi amplamente discutida na noite da última terça-feira, 11 durante a palestra “Marketing Pessoal e Autoconhecimento”, realizada através do Programa Empreender/SEBRAE em parceria com o SENAC, nas sedes das ACIP/CDL.
O conteúdo revelado durante a palestra demonstra o quanto diversos profissionais buscam a forma de como fortalecer essa estratégia corretamente e a palestrante especialista em Coaching de Vida, Auriceles Paes reforçou vários itens. Dentre eles, a postura de saber “onde, quando e como se quer chegar”, usar adequadamente as ferramentas tecnológicas como as redes sociais, capacidade em resolver problemas aliada à proatividade, ter o perfil de liderar e inspirar pessoas se tornando referência e sendo lembrado com uma imagem positiva. Isto é, tendo um diferencial que é só seu.
Para a coordenadora do Programa Empreender, Camila Nayara a palestra teve balanço positivo como demostrou o expressivo número e satisfação dos participantes.
Na ocasião, foi definida a data e horário das reuniões do Núcleo de Salões de Beleza que serão realizadas às terças-feiras às 19:00 h.
Interessados entrem em contato conosco nas ACIP/CDL!
A partir desta quinta-feira, 20, às 08 horas, as ACIP/CDL vão realizar através do departamento de Recursos Humanos, um processo de triagem dos currículos recebidos durante a semana nas diversas áreas.
O candidato passará por dinâmicas em grupos, entrevistas e treinamentos com o objetivo de conhecer melhor as potencialidades de quem está pleiteando uma vaga de emprego.
De acordo com o setor de RH, devido ao feriado somente essa semana a triagem será realizada na quinta-feira, mas na próxima semana, o processo acontecerá todas as sextas-feiras a partir das 08 horas.
Mais informações 34 3831-5500 ou pelo O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
ACIP/CDL informam vagas de emprego
12 de abril de 2017
Auxiliar Administrativo (VAGA N°78): sexo: feminino; acima de 25 anos, digitação, informática, boa caligrafia, habilitação, ensino médio completo. Horário: 08:00 as 18:00.
Auxiliar Financeiro (VAGA N°87): Sexo: feminino; 23 á 35 anos; digitação, informática, cursando superior em administração ou contábeis ou graduada; experiência em departamento financeiro. Horário de trabalho de segunda à sexta: 08:00 ás 18:00, sábado de 08:00 ás 12:00
Consultor de Vendas (VAGA N°71): sexo masculino, entre 22 e 35 anos, digitação, informática, redação, boa caligrafia, habilitação B, ensino médio completo, conhecimento em mecânica. Horário de trabalho: de segunda a sexta de 07:30 a 17:30.
Departamento Contábil e Fiscal (VAGA N°84): sexo: ambos; digitação; informática; segundo grau completo; técnico contábil ou superior em ciências contábeis; experiência de um ano na área fiscal. Horário de trabalho: segunda á sexta, horário comercial.
Instalador de Sistema de Segurança Eletrônica (VAGA Nº 50): sexo masculino, acima de 20 anos e 2º grau completo. É necessário conhecimento em instalações elétricas, eletrônica, cercas elétricas, alarmes e portão eletrônico. Experiência de 6 meses. Habilitação A e B. Horário de trabalho: 08 às 18 com uma hora e meia de almoço. Salário fixo + hora extra.
Recepcionista Noturno (VAGA N°79): acima de 21 anos, sexo: masculino; digitação, informática, boa caligrafia; conhecimento: pequenos reparos e manutenções, hidráulico, internet, tv a cabo, e atendimento ao público. Ensino médio completo. Horário de trabalho das 19:00 as 07:00.
Serviços Gerais (VAGA N°89): sexo: ambos; mais de 20 anos; habilitação a; 2° grau completo; 6 meses de experiência.
Soldador (VAGA 88): sexo: masculino; 1° grau completo; experiência de 6 meses. Horário de trabalho: Comercial.
Técnico Instalação de Fibra Óptica (VAGA 86): sexo: masculino; 23 á 35 anos; digitação; informática; habilitação b; ensino médio completo; experiência como eletricista, serviços gerais ou cerca elétrica. Horário de trabalho: 08:00 as 18:00. Sábado: 08:00 as 12:00.
Técnico em Monitoramento (VAGA Nº34): ambos os sexos, acima de 23 anos, ensino médio. Necessário informática, digitação e habilitação. Experiência de 6 meses como técnico em monitoramento, dinâmico, calmo e educado. Horário de trabalho e salário a combinar.
Trainee Administrativo (VAGA N°70): sexo: masculino, estado civil: solteiro, informática, habilitação, boa caligrafia, ensino superior em administração, experiência com liderança. Horário de trabalho: de segunda a sexta das 08:00 as 17:00, aos sábados de 08:00 as 12:00.
Vendedor (VAGA Nº47): ambos os sexos, de 20 a 45 anos com 2º grau completo. Boa caligrafia e experiência de 6 meses em vendas. Capacidade de compreensão, de comunicação e de se expressar com naturalidade. Horário de trabalho: 08:00 às 17:30 exceto domingos e sábados e feriados de 08:00 às 14:00.
Os interessados devem procuras as ACIP-CDL, na rua Joaquim Carlos dos Santos – 141, munidos dos documentos pessoais, carteira de trabalho , currículo, 1 foto 3/4 e R$20,00, para pagamento da taxa que valida o cadastro por 6 meses.
Crédito ou Débito?
É praticamente impossível entrar em um estabelecimento comercial e fazer uma compra sem ouvir essa pergunta enquanto cliente. Mas... E para o varejista?
Separamos os pontos positivos e negativos de oferecer a modalidade de pagamento com cartão de crédito do ponto de vista do empresário. Vem ver!
Vantagens e desvantagens do cartão de crédito para o lojista
Crédito ou débito? É praticamente impossível entrar em um estabelecimento comercial e fazer uma compra sem ouvir essa pergunta enquanto cliente. Mas... E para o varejista? Essa dúvida também é pertinente e ele precisa definir quais formas de pagamento pode colocar à disposição dos consumidores, uma vez que a demanda pelo pagamento com cartões é cada vez maior.
Separamos então os pontos positivos e negativos de oferecer a modalidade de pagamento com cartão de crédito do ponto de vista do lojista. Veja:
Vantagens:
Desvantagens:
Portanto, a dica de ouro é analisar a situação da sua empresa, a preferência da maioria dos seus clientes e ter certeza ao optar por oferecer a possibilidade de pagamento com cartão de crédito. Os custos devem ser uma vantagem competitiva e não um peso a mais no fechamento mensal.
Já sabemos o potencial que os descontos e promoções têm na hora de impulsionar as vendas, certo? Mas, para que essas estratégias funcionem a seu favor, é importante fazer um planejamento antecipado e cuidadoso. Separamos algumas dicas sobre descontos e promoções para facilitar a sua vida:
O primeiro passo é saber identificar a oportunidade para desenvolver uma promoção que estimule o consumidor a adquirir determinado produto ou serviço sem prejuízo ou perda da competitividade. Portanto, o planejamento deve começar considerando-se os seguintes fatores:
- Relação custo/benefício: os descontos devem ser determinados após uma detalhada análise dos custos da empresa, da qualidade do produto oferecido e do risco de desvalorização do mesmo diante do consumidor (qualidade percebida pelo cliente após a redução do preço);
- Mercado de atuação: os brindes oferecidos devem estar alinhados com o ramo de atuação da empresa. Por exemplo, se os produtos vendidos são do setor automobilístico, de nada adianta oferecer uma cesta de frutas como brinde, certo? Se o produto for uma solução do SPC Brasil disponibilizada pela entidade, não “pega bem” oferecer algum brinde que não tenha a ver com o dia a dia da CDL;
- Objetivos: a ferramenta de promoção deve ser estabelecida de acordo com o resultado que desejo alcançar, mesmo que todas, no final das contas, tenham o mesmo propósito: o aumento das vendas. Por exemplo, se desejo estimular o interesse de compra, posso utilizar a ferramenta de amostra grátis para instigar a experimentação de meu produto. Caso deseje premiar a fidelidade de um cliente, posso oferecer um desconto na recompra de um determinado bem ou serviço;
- Estoques: preparar os estoques conforme a estimativa de vendas, no caso de comércio e indústria, é fundamental para não se correr risco de faltas ao longo do período promocional. Para o setor de serviços, o fundamental é preparar toda a infraestrutura de atendimento para o incremento de vendas;
- Comunicação com o mercado: tanto melhor será o resultado da promoção quanto mais eficaz for a comunicação com o mercado. A decoração do ambiente de venda associada ao tema escolhido para desenvolvimento da ação promocional, por exemplo, é uma boa dica.
Dica de ouro: acompanhe os resultados dia após dia para fazer ajustes na estratégia de aumento de vendas. Registre os produtos ou serviços que mais saem e compare com essa saída em períodos de não-promoção.
Tipos de ações:
Desconto – abatimento no preço de um produto. Exemplo: desconto de 15% na compra de um ou mais itens específicos.
Amostra – quantidade grátis de determinado produto ou serviço. Exemplo: uma aula experimental de uma nova modalidade na academia de ginástica.
Brinde – item oferecido para estimular a compra de determinado produto. Exemplo: balde de pipoca decorado com o tema de algum filme em lançamento.
Cupom – código que garante desconto na compra de determinado produto. Exemplo: cupons anexados em revistas e jornais que, quando reunidos, dão direito ao desconto.
Agora que você já sabe como começar a planejar seus descontos e promoções, que tal entender um pouco mais sobre como divulgar essas ações nas redes sociais?
Sim, é verdade. Se você faz com que o seu vendedor enxergue o trabalho de vender como algo temporário, a culpa é sua. Nem toda qualificação e treinamento do mundo vão dar jeito nisso. Mas não se desespere! A chave para ter excelentes vendedores está mais perto do que imagina e, com ela, estão os resultados. Quer ver?
Belo Horizonte | Quinta-feira, 9 de março de 2017 - 16h 30
O tempo dos bons vendedores acabou. Pode ser que você ainda tenha um ou outro coringa dentro de sua loja, mas sem dúvida, uma das grandes dificuldades do varejo hoje é sobretudo a qualidade de sua mão de obra naquele que é o mais importante ponto-de-contato entre sua marca e seu cliente, o vendedor de chão de loja.
Mesmo que sua empresa se foque em treinamentos contínuos e de qualidade, ainda pesa o fato de que a profissão “vendedor de loja” ainda seja encarada como uma profissão temporária, ou ainda uma “primeira profissão”, uma vez que o varejo em si, embora seus esforços e avanços, exceto casos específicos, ainda não seja enxergado como um mercado de carreira para a grande maioria da população, em busca de oportunidades ainda na indústria, ou ainda correndo atrás do sonho do próprio negócio. Mesmo que a mão de obra empregada no varejo seja cada vez maior, basta perguntar ao vendedor se ele trocaria sair do varejo para trabalhar na indústria para entender sobre o que estamos falando.
Pensando nisso, explicamos alguns pontos que acreditamos ser a chave para entender melhor esse novo papel:
1) O vendedor é um caçador.
Ele não pode mais ser visto como um agente passivo no salão da loja. Ainda mais em tempos de crise, não dá para ficar parado esperando sua vez em uma lista para atender o próximo cliente e “tentar” vender algo para ele. O vendedor de chão de loja inteligente toma atitude, busca clientes para ele. No melhor conceito dos vendedores B2B, eles são hunters (caçadores), atrás de novos clientes a todo momento, e não farmers (fazendeiros), que consideram como clientes apenas aqueles que já estão propensos a comprar.
2) O vendedor trabalha para ele.
Seguindo a lógica do primeiro item, ele não tem mais o papel de trabalhar dentro de um quadrado. A loja é o seu palco, é o show-room do vendedor, o catálogo físico de tudo o que ele pode oferecer. Por isso, o vendedor empoderado deve ter essa flexibilidade para negociar e se tornar um grande consultor, expert naquilo que vende.
3) Abuse do que está disponível
Você não permite que seus vendedores utilizem Whatsapp, Viber, ou qualquer outra ferramenta ou aplicativo que funcione em uma melhor conexão com os clientes de hoje? Está perdendo seu tempo, e com certeza algumas vendas. Estabeleça regras de conduta e práticas de uso, sempre importantes, mas dê a liberdade para que seu vendedor possa ir além do que o espaço físico da loja permite. Abra a gaiola. Permita que seus vendedores “empreendam-se”.
4) Isso não funciona na minha empresa...
Então faça funcionar. Seja na sua loja, na sua entidade, faça funcionar. Dê liberdade ao vendedor, empodere-o e veja os resultados voltando junto com ele. Quanto mais livres, mais vontade de vestir a sua camisa.
Ascom FCDL -MG com a colaboração de Caio Camargo.