ACIP/CDL alertam para golpe do boleto fantasma

30042018-boletos-fantasmas

Boleto fantasma, alerta importante.

Um golpe recorrente, que tem gerado dúvidas, é o recebimento de boletos bancários de Sindicatos ‘fantasmas’ ou de Associações Empresariais inoperantes. Formalmente estas associações e sindicatos existem com CNPJ, porém não prestam quaisquer serviços a seus sindicalizados ou associados. O teor do boleto induz a empresa a erro, sugerindo tratar-se de normas constitucionais e ou celetistas (CLT) obrigatórias, porém, a adesão é facultativa não obrigando qualquer empresa a pagar o boleto ou aderir a estas entidades.

No caso específico dos boletos emitidos pelo SNPC, recomendamos que NÃO paguem. Apesar da nomenclatura, tal órgão nada tem a ver com o SPC Brasil, associação da qual a CDL faz parte.
Porém, caso o pagamento seja feito, o indivíduo passa a ser filiado ao SNPC aderindo à uma prestação de serviço que não solicitaram e nem sabem como funciona. Ainda, apesar de oferecer consultas cadastrais sobre pessoas físicas e/ou jurídicas, essa não é a apresentação apontada nas descrições de atividades econômicas da instituição, que, além disso, é uma associação civil.

Por precaução, não pague qualquer boleto bancário sem consultar seu contador, pois não há obrigatoriedade legal e pode se tratar de um golpe. Não hesite também em entrar em contato com as ACIP/CDL. Estamos sempre prontos a esclarecer suas dúvidas sobre o assunto: 3831-5500.