Confira edital do tradicional Concurso de Redação "Natal de Luz"

EDITAL 2017

CONCURSO DE REDAÇÃO CAMPANHA NATAL DE LUZ

com a Superintendência Regional de Ensino de Patrocínio e a Secretaria Municipal de Educação, promovem o

CONCURSO DE REDAÇÃO SOBRE A CAMPANHA NATAL DE LUZ.

Tema: “NATAL DE LUZ”

Lema: “REFLETIR SOBRE O NATAL EM PATROCÍNIO, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO O VERDADEIRO SIGNIFICADO DO NATAL”.

REGULAMENTO

1. 1.Dos Objetivos

1.1                Estimular entre os estudantes do ensino fundamental e do Ensino Médio das escolas públicas, municipais, estaduais, federais e particulares da cidade de Patrocínio, a reflexão sobre a importância do verdadeiro sentido do Natal, além de incentivar a escrita e a criatividade.

1.2                Selecionar e premiar as redações, que traduzam melhor o tema proposto neste Edital “NATAL DE LUZ”.

1.3                Estimular a pesquisa, a criatividade, a originalidade e o raciocínio dos alunos, bem como o uso de suas experiências pessoais na elaboração dos textos.

1. 2.Das Modalidades

2.1                REDAÇÃO: alunos do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental (anos iniciais). Texto da redação com no mínimo 20 e no máximo 40 linhas.

2.2                REDAÇÃO: alunos do 6º ao 9º anos do ensino fundamental (anos finais). O texto escolhido para a Redação é o texto narrativo, com no mínimo 25 e no máximo 45 linhas.

2.3                REDAÇÃO: alunos do 1º ao 3º anos do ensino médio. O texto escolhido para a Redação é o texto dissertativo, com no mínimo 30 e no máximo 40 linhas.

1. 3.Dos participantes

3.1                Poderão participar alunos matriculados no ensino fundamental, anos iniciais (1º ao 5º Ano), ensino fundamental, anos finais (6º ao 9º Ano) e ensino médio (1º ao 3º ano) das escolas públicas municipais, estaduais, federais e particulares de Patrocínio.

3.2                Cada participante poderá concorrer somente com um trabalho.

1. 4.Como participar

4.1                A Associação Comercial e Industrial de Patrocínio e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Patrocínio, em parceria com a Superintendência Regional de Ensino de Patrocínio e a Secretaria Municipal de Educação, enviaram as escolas o regulamento e cada escola deverá encaminhar os três melhores trabalhos à sua Secretaria.

1. 5.Das etapas

5.1                Primeira Etapa: Divulgação do CONCURSO DE REDAÇÃO pela Secretaria Municipal de Educação e Superintendência Regional de Ensino de Patrocínio junto às escolas das redes, municipal, estadual, federal e particular deste município.

5.2                Segunda Etapa: Produção das redações, pelos alunos das escolas que aderiram ao CONCURSO.

5.3                Terceira Etapa: Entrega dos trabalhos 01/12/2017.

5.4                Quarta Etapa: Correção dos trabalhos 06/12/2017 nas ACIP/CDL

5.5                Quinta Etapa: Divulgação dos resultados dia 08/12/2017, nos principais veículos de comunicação da cidade e também no site: www.acip.org.br;

5.6                 Sexta Etapa: Premiação prevista para o dia: 08/12/2017, às 19:00 horas na praça da Matriz.

Ao realizar a adesão ao concurso, as Escolas se responsabilizam pela veracidade das informações, pela divulgação e pelo processo seletivo dos trabalhos de forma imparcial e transparente junto aos alunos.

1. 6.Seleção na Unidade Escolar

6.1                As redações produzidos pelos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º anos), deverão ser realizados dentro de sala de aula e escolhidos pelos professores, diretores e coordenadores e estes elegerão os três melhores trabalhos da escola.

6.2                As redações dos alunos do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental anos finais, deverão ser produzidos em sala de aula e escolhidos pelos professores, diretores e coordenadores e estes elegerão os três melhores trabalhos da escola.

6.3                As redações dos alunos do Ensino Médio deverão ser produzidas em sala de aula e escolhidas pelos professores, diretores e coordenadores e estes elegerão as três melhores redações da escola.

1. 7.Comissão Julgadora

7.1                A Comissão Julgadora dos trabalhos será composta por 3 (três), e terá a seguinte composição: (Um representante da Superintendência Regional de Ensino de Patrocínio, um representante da Secretaria Municipal de Educação de Patrocínio e um representante das ACIP/CDL).

7.2                Após a Comissão receber os trabalhos pré-selecionados  encaminhados pelas escolas, fará uma seleção final, observando os critérios expostos neste regulamento, definindo dentro de cada categoria 01 (um) trabalho vencedor em cada categoria.

7.3                A Comissão Julgadora é soberana em seus julgamentos, não cabendo recursos das decisões que proferir.

1. 8.Critérios de Avaliação

8.1 Cada Comissão avaliadora basear-se-á nos itens:

1. 1.Coerência da redação ou poema com o tema proposto.
  2. 2.Relevância do trabalho produzido para a realidade local.
  3. 3.Criatividade.
  4. 4.Desenvolvimento claro e objetivo.
    1. 9.Das premiações

9.1 Serão premiados um aluno em cada categoria.

Município

Colocação

Alunos

Prêmio

Patrocínio

1º lugar

Ensino Fundamental (1º ao 5º ano)

Texto Narrativo

1º lugar

Ensino Fundamental (6º ao 9º ano)

Texto Dissertativo

1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio

1. 10.Direitos autorais e patrimoniais

10.1              As redações poderão ser utilizadas em meios de comunicação para divulgação dos resultados do concurso e dos trabalhos das respectivas redes de ensino.

1. 11.Disposições finais

11.1              As redações dos participantes deste concurso não serão devolvidas aos autores.

ANEXO I

FORMULÁRIO DE REDAÇÃO