Presidente da ACIP, Carlos Alberto Apolinário e o Presidente da Federaminas Valmir Rodrigues participaram de entrevista na Rádio Difusora

entrevista federaminas e acip

No dia 15/03 no programa Cheiro de Terra da Rádio Difusora, com Alessandra Silva, aconteceu entrevista com o Presidente da ACIP, Carlos Alberto Apolinário e o Presidente da Federaminas Valmir Rodrigues. As pautas envolvidas na entrevista, foram sobre a Onda Roxa e como as Associações podem contribuir com seus associados e o que vem sendo desenvolvido para o enfrentamento do CORONAVIRUS juntos ao poder público.

A Federação e as ACE’S estão sempre dispostas a levar conhecimento e lutar para manter o comércio aberto, várias ações estão sendo implantadas e reuniões sendo executadas. O dialogo dos governos estadual e municipal são imprescindíveis para conter disseminação covid 19.

O presidente da Federaminas Valmir Rodrigues comentou “A situação é complexa, estamos acompanhando esse processo desde o início. No último 5 de março através do Presidente Carlos fizemos uma reunião com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e elaboramos uma carta com várias reinvindicações, inclusive o delivery após às 20h, fomos bem recebidos, porém não conseguimos todas as solicitações, mas vamos continuar lutando contra as dificuldades. Vejo que o problema são as aglomerações, talvez a população ainda não viu isso, as empresas que seguem os protocolos podem estar com as portas abertas. Nós somos favoráveis da preservação da vida, porém fechar o comércio não é o caminho e o que funciona é uma maior fiscalização. Vamos continuar lutando em prol das empresas para poder funcionar”.

Alessandra Silva questionou ao Presidente Valmir, com relação ao pequeno comércio que sofre um pouco mais do que os comércios que tem poder maior. O que a FEDERAMINAS pode fazer para ajudar o comércio em si, se existe algum plano do governo que pode estar ajudando as empresas nesta situação tão difícil, para se recuperar a longo prazo.

“A Federação, vale ressaltar, que não tem vínculo com o Sistema S e, o nosso papel é sempre agir de forma a articular aquilo que seja bom para as empresas, principalmente para o pequeno empresário que está no rol hoje de 95% de todos aqueles para quem lutamos. Desde o início da pandemia temos conversado com governo estadual e o governo federal, através da CACB, que é nossa confederação. Agora mesmo temos diversos protocolos, cartas solicitando para que volte a suspensão do trabalho, o projeto de redução de horário para ajudar os pequenos e que busque uma forma de postergar os impostos, adiar a cobrança de impostos ou mesmo criar um mecanismo de um REFIS para ajudar as empresas. O Estado de Minas lançou com autorização do CONFAZ o REFIS Estadual e foi uma luta muito grande nós que fazemos parte de um Conselho e fizemos a reinvindicação para o Estado. Outras reinvindicações que temos feito por exemplo junto a FEBRABAN, que procure melhorar o atendimento através do aumento de horário de atendimento aos públicos dos bancos, assim diminuir as filas, aglomerações, trabalhar de forma a pensar mais na proteção da vida. O que vemos hoje são filas enormes, enquanto temos uma loja fechada e o dono da empresa passando aperto, não conseguindo pagar seus funcionários seus compromissos, então fizemos esta solicitação para que os bancos sigam os protocolos para que pensem na preservação da vida”. Fala o presidente Valmir.

As dificuldades daqui pra frente são inúmeras, para recuperação da economia e manutenção de vidas. O papel importante das entidades e da Federação é batalhar para que os comerciantes sigam trabalhando. Com as empresas fechadas, muitas estão com problemas em se manter, diminuindo o número de funcionários e vendas.

O Presidente da ACIP, Carlos Apolinário comentou “A expectativa é grande para que a economia volte, mas depende dos números, não só da nossa cidade e sim da nossa região. Inclusive temos uma cadeira as ACIP/CDL e SindComércio no Comitê do Enfrentamento do COVID-19, que levamos sugestões e batalhamos pelo funcionamento das empresas. Nós das ACIP/CDL estamos disponíveis para atender nossos associados em todos os momentos, para esclarecer dúvidas, principalmente nesse momento de pandemia. E o trabalho dos presidentes e diretores é voluntário, fazemos isso é porque gostamos, e eu também como diretor do SindComércio, conseguimos cestas básicas junto a FECOMERCIO para famílias que estão necessitadas, nesse momento precisamos é ajudar ao próximo, pois várias pessoas estão passando por necessidades”. Ressalta o Presidente da ACIP, Carlos Apolinário.

As entidades agradecem a Federaminas na pessoa do Presidente Valmir Rodrigues e a Rádio Difusora, para que possamos levar informações para nossos associados. Lutamos diariamente para auxiliar os empresários e manter o comércio fortalecido. Juntos, vamos mais longe!