Presidente da ACIP e Diretores das ACIP/CDL participam de entrevista na Rádio Difusora

No dia 08/03/21 em entrevista no programa Rádio Comunidade da Rádio Difusora, o presidente da ACIP, Carlos Apolinário, o vice-presidente das ACIP/CDL, Diego Magalhães Gabriel, e o diretor adjunto de relacionamento com o Poder Público das entidades, Nilson José Caixeta, falaram sobre a situação do comércio na pandemia e em relação ao decreto em vigor no município.

“Uma situação muito difícil que o nosso mundo está atravessando. Não é um problema só do Brasil, agora a situação ficou mais crítica em nossa região, mas assim nosso pensamento é de fé e esperança. E nesse momento nós estamos trabalhando enquanto ACIP/CDL junto aos governos estadual, federal e municipal numa busca de recursos, apoio de isenção de taxas e impostos, de prorrogação, para podermos ajudar nossos associados neste momento, estamos vendo empresas que não estão podendo funcionar e segmentos que já estão a um ano sem trabalhar, esse é um momento que precisamos de muito apoio e união”. Comenta o diretor Nilson José Caixeta.

Todas as ações das ACIP/CDL para melhor atender os associados são tratadas dia a dia, com reuniões e busca de informações. O presidente da ACIP, Carlos participou de reunião com presidentes de Associações Comerciais da região afetada pela Onda Roxa, presidente da Federaminas, e o Secretário de Estado Adjunto do Desenvolvimento Econômico Fernando Passalio e o Subsecretario de Desenvolvimento Regional Douglas Cabido, para estudar alternativas de auxílio aos empresários.

“As dúvidas das entidades são as mesmas, os anseios são os mesmos, e estávamos perdidos com essa nova deliberação. O Secretário Estadual ouviu nossos anseios e cobramos também um plano de ajuda para nossas empresas para este momento que estamos vivendo, uma vez que estamos sozinhos agora, não estamos tendo incentivo do governo federal”. Disse o presidente da ACIP, Carlos Alberto Apolinário.

A classe empresarial está sofrendo bastante com a pandemia, em vários sentidos. Como a dispensa de funcionários, contas atrasadas e tributos e impostos que estão próximos de vencer. Carlos ressaltou na entrevista que também a Presidente Isabela, esteve em reunião com o Presidente Bolsonaro e a Deputada Federal Greyce Elias e que solicitou ajuda para nossas empresas, relativos a adiamento das parcelas para o momento do Pronampe e novas linhas de financiamento e também a suspensão do Contrato de Trabalho.

Para o vice-presidente das ACIP/CDL, Diego Magalhães Gabriel “Todos nós empresários temos os nossos compromissos, inclusive têm muitas empresas que não conseguiram arcar nem sequer com a folha de pagamento e já vem vencendo impostos. E não temos o incentivo federal que é o congelamento de contratos, o PRONAMPE por exemplo, então essa é a nossa dificuldade”.

Entre as preocupações, uma delas é o lockdown, se realmente funciona ou não. Se o fechamento de setores irá aliviar o aumento de casos ou se é apenas uma maneira de restringir a circulação de pessoas e que se o comércio ficando fechado tenha maiores prejuízos.

Em breve teremos resultados da reunião com o Secretário de Estado Adjunto do Desenvolvimento Econômico Fernando Passalio e já vemos possibilidades de que pode haver flexibilizações. E com fortalecimento e união de nossos associados, as ACIP/CDL caminham juntas, trabalhando e buscando benefícios para seus associados.

entrevistadifusora