Reunião das ACI´s da Região com Secretários de Estado de Minas Gerais é realizada depois de mobilização do Presidente da ACIP junto à Federaminas

O Presidente da ACIP Carlos Apolinário mobilizou a Federaminas para apoio de uma reunião com o Governo de Minas e as Associações Comerciais da Região do Alto Paranaíba e Triangulo. A reunião foi motivada pelos desafios encontrados por vários presidentes das ACI´s na aplicação e cumprimento das novas restrições estabelecidas pela Deliberação nº 130 do Comitê Extraordinário COVID-19, as quais, por sua extensão e abrangência afetam diretamente as atividades produtivas e econômicas das duas regiões.

A reunião aconteceu nesta sexta, dia 05/03/21, com o Secretário de Desenvolvimento Econômico Fernando Passalio e o Subsecretário de Desenvolvimento Regional Douglas Cabido, numa convocação da FEDERAMINAS que reuniu as entidades que integram as regiões Triângulo e Noroeste, que se encontram atualmente na onda roxa do programa Minas Consciente, em vigor desde o dia 04 de março.

Durante a reunião, a Federaminas e vários presidentes das ACI´s, destacaram as preocupações com as novas medidas, e quanto ao sustento de milhares de famílias que dependem da atividade comercial nessas regiões, que já vêm desde o ano passado sofrendo com o alto índice de desemprego, resultado da falência de muitos negócios. Situação esta, agravada nos primeiros meses de 2021.

O presidente da ACI Patrocínio, Carlos Alberto Apolinário falou ao Secretário “Contamos com o apoio do governo do Estado para a criação de um pacote de apoio, com isenção ou redução de impostos, pois nossas empresas que já vem sofrendo com o fechamento maior desde o início do mês de fevereiro e há necessidade de voltarem ao funcionamento normal.
Compreendemos o momento da saúde, mas nossas empresas geram empregos e precisam de receitas. Se ficarmos mais tempo assim, muitas não vão conseguir abrir as portas novamente, ressaltamos que vários estudos mostram que o comércio aberto, não é causador ou propagador maior da doença”.

Sensibilizada com as manifestações a Secretaria de Desenvolvimento Econômico se prontificou a receber e defender um documento estruturado pela FEDERAMINAS, onde serão consolidados dúvidas, questionamentos e principalmente sugestões para que o Comércio não seja tão duramente penalizado com a nova onda roxa.
Ressaltou ainda a parceria incondicional com a classe empresarial, reafirmando solidariedade ao nosso movimento.

O Secretário afirmou ainda, que de posse do referido documento irá pessoalmente defender os pleitos e interesses da classe empresarial mineira com olhar atento a todas as colocações do documento durante a reunião do Comitê Extraordinário COVID-19 na próxima semana.

Todas as demandas e sugestões serão apresentadas ao Governo do Estado de Minas Gerais, em documento construído pela FEDERAMINAS com as solicitações das Associações Comerciais da região e protocoladas na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, na segunda feira(08) pela manhã.

reuniao federaminas