A arrancada do "Ouro Verde"

02092020feed

O senhor Gentil Nascimento, homem apaixonado por Patrocínio, era muito otimista, expansivo e que lutava muito pelas causas que abraçava. Assumindo o cargo de presidente da associação, veio trazer novas forças para a entidade, rejuvenescendo o movimento.

Além disso, com uma visão de futuro incomum, conseguiu aumentar o quadro de sócios.
Na época de seu mandato, foi lançado pelo governo federal o projeto POLOCENTRO, em que era oferecido capital subsidiado para o financiamento de investimentos agrícolas. Assim, muito se pôde investir nas novas lavouras de café, com o desenvolvimento do café do cerrado, chegando às dimensões que hoje tem este nome, fruto de muita pesquisa e muito trabalho.

A orientação e apoio aos novos cafeicultores, oferecidos pela ACIAPP, foram imprescindíveis para a arrancada econômica do município, trazida pelo “ouro verde”. Uma ação que foi de fundamental importância na época foi uma visita, organizada pela associação, dos ministros do governo Geisel à cidade, para o reconhecimento regional e nacional de Patrocínio como o berço de uma nova fase da agricultura Brasileira.

Mudando-se para Belo Horizonte, por motivos de saúde, Sr. Gentil viu-se obrigado a se afastar, pelo menos de maneira direta, das atividades da associação. Assumiu então o cargo, o vice-presidente, Sr. Hélio Elói Capuano.