5º Festival de Cultura e Gastronomia teve público de 16 mil pessoas

Evento das ACIP/CDL, com a co-realização do Sindcomércio, a participação do Núcleo de Bares e Restaurantes do Programa Empreender, foi novamente um enorme sucesso 


Publico2-1500 CréditoFoto AndréLuizCosa
Um excelente público compareceu ao evento (Foto: André Luiz Costa)


O 5º Festival de Cultura e Gastronomia do Cerrado Mineiro em Patrocínio/MG que aconteceu de 19/07 a 21/07/2019 no Espaço Cultural Joaquim Constantino Neto com entrada gratuita foi mais uma vez um grande sucesso. O público cresce a cada ano. A contagem para esta edição ficou em 16 mil pessoas nos três dias do evento.

A realização do festival é das ACIP/CDL, com a co-realização do Sindcomércio, a participação do Núcleo de Bares e Restaurantes do Programa Empreender das ACIP/CDL e apoio de vários parceiros: Sebrae; Fecomércio, Sesc e Senac; Circuito Turístico Caminhos do Cerrado; Funcecp e Prefeitura de Patrocínio.

Evento consolidado


aberturaoficial-1500 CréditoFoto AndréLuizCosa
Autoridades durante a abertura oficial  (Foto: André Luiz Costa)


A abertura oficial foi feita na noite da sexta-feira, dia 19. O presidente da ACIP Aldo Cândido Roriz Junior destacou a grandeza do festival. “É um evento já consolidado ao movimentar nosso comércio e divulgar Patrocínio”, diz.

O presidente da CDL Cezar do Reis reforçou seu agradecimento a todos os parceiros que possibilitam a realização do festival. “Cada pessoa, empresa ou instituição que apoia este evento tem o nosso reconhecimento por nos ajudar a realizar o Festival de Cultura e Gastronomia com essa grandeza que adquiriu”, comentou.

O prefeito foi uma das autoridades presente à solenidade de abertura. “O festival se consolida como um dos maiores eventos desse porte na região, que valoriza o nosso comércio, e por isso damos total apoio como forma de reconhecer sua contribuição na receita do município, além de proporcionar uma grande oportunidade de entretenimento para nossa população” afirmou Deiró Marra.

Neste ano o evento foi temático, destacando a cultura gastronômica do Brasil com os pratos feitos pelos 12 estabelecimentos do Núcleo de Bares e Restaurantes do Programa Empreender representando cada região do país com valor único de 10 reais para cada prato o que possibilitou às famílias saborear diversos pratos sem pesar no bolso.

Participaram:

Bar do Marruco, Ceará Lanches, Ebimaki Temakeria, Gálatas Restaurante, Jamaica Restaurante, Máximus Sorvetes, Nhac Restaurante, Peixe na Telha Restaurante e Peixaria, Pizzaria Bella Pizza, Restaurante Panela de Barro, Restaurante Traíras e Tropicus Hamburgueria.

Programação cultural

Kiko Zambianchi-1500
Ícone do pop rock nacional Kiko Zambianchi (Foto: Marlizia Silva) 


O Festival de Cultura e Gastronomia teve ainda uma extensa programação cultural, com destaque para nomes nacionais de peso, como Kiko Zambianchi, Wilson Sideral e Renato Quase Russo da Legião Urbana Cover. Também se destacaram os artistas locais nas suas mais variadas expressões culturais que apresentaram seu trabalho e agradaram ao público.

As muitas atividades chamaram a atenção:

— Oficinas Gastronômicas, Chef Show, Mini Chef e Cozinha ao Vivo;

— Festa do Churrasco com Chef Heloy;

— Festa do Vinho com Sommelier Flávio Gomes;

— Praça de alimentação com bares e restaurantes locais;

— Exposição de carros antigos;

— Bike tour em fazendas de café;

— Tarde recreativa para crianças;

— Apresentação de dança e teatro;

— Shows musicais com artistas renomados.

Apresentaram o evento Cafebras e Eisenbahn (através da Bebidas Marra) e os demais patrocinadores foram: Bernardão, Evollui, Prol Tendas, R1, LM Gráfica e Comunicação Visual, Madeireira Madsul, Prime, Leite & Corte, Sicoob Coopacredi, Bom Negócio, Sebrae, Unimed Patrocínio e Unicerp.


Sideral-1500 CréditoFoto AndréLuizCosa
Wilson Sideral em mais um ótimo show do festival (Foto: André Luiz Costa)

Balanço positivo

Camila Nayara Gonçalves disse que o balanço do festival foi muito positivo. “Neste ano a gastronomia foi destaque, os bares e restaurantes apresentaram pratos temáticos dando sentido ao slogan “Recheado de Brasil”, tivemos a aprovação do público uma vez que a maioria dos pratos esgotaram resultando no sucesso nas vendas atendendo as expectativas dos expositores. Quanto às atrações artísticas e culturais nosso objetivo de proporcionar uma experiência artístico-cultural que transponha o cenário da cultura de massa ditada pela indústria cultural capitalista, que por sua vez aliena, distanciando o público de nossa brasilidade e sua diversidade foi cumprido em mais uma edição,” disse a consultora do Programa Empreender das ACIP/CDL e coordenadora do festival.

De acordo com ela, além do excelente público local, houve uma ótima presença de visitantes de cidades da região mostrando que o evento está no caminho certo.

Publico1-1500
Evento agradou em cheio (Foto: Marlizia Silva)

 

ACESSE A FAN PAGE DO FESTIVAL E VEJA MAIS FOTOS DO EVENTO. CLIQUE AQUI.