Como criar uma newsletter de alta performance

As chamadas newsletters, são peças-chave nas estratégias de muitas empresas. Elas estão consolidadas nas estratégias de captação e fidelização de clientes. Por meio de informativos periódicos, elas criam uma proximidade e trazem uma visibilidade maior da sua empresa para seu público, mantendo seus contatos sempre nutridos com conteúdo sobre sua marca e chamando atenção ao que realmente é necessário.

Resumindo, a newsletter é um informativo direcionado aos contatos que optam pelo recebimento do seu conteúdo, com uma periodicidade de envio pré-definida e que ajuda na criação de vínculo com seu público.

Como ela pode impactar positivamente no seu negócio?

Em tempos de fácil acesso a informações na internet, estes envios são vistos de forma positiva, principalmente por serem solicitados de forma espontânea pelo próprio usuário. É uma maneira simples de impulsionar seu site e direcionar seu contato a páginas que possam complementar o assunto de seu interesse.

A partir destes envios, podemos identificar, por intermédio de ferramentas de email marketing disponíveis no mercado, conteúdos que mais atraem seus clientes, melhor linguagem para abordagem e quais links foram os campeões de acesso.

Uma funcionalidade que agrega valor ao seu informativo é o acompanhamento do contato após o clique em links no seu e-mail. Essa informação lhe guiará aos reais interesses do seu público através da análise de relatórios, e aliado a uma boa configuração de automação, os envios podem ser melhor direcionados ao que interessa ao contato, aproximando seu cliente e aumentando suas chances de fechar ótimos negócios.

Tipos de Newsletters

Há diversos tipos de newsletter, cabe a você avaliar qual se adapta à sua estratégia, seu negócio e seu público.

Confira algumas ideias de conteúdos que podem ser elaborados para comunicação com sua base de contatos:

Conteúdo de interesse do seu público-alvo
Conteúdo frequente e relevante para sua base de contatos sempre mantém seu público mais engajado com sua marca. Assim, você aumenta a aceitação de promoções ou apresentação de seus produtos ou serviços.

Exemplos:
• Os posts mais populares de seu blog;
• Estatísticas e métricas importantes do mercado;
• Infográficos – um ótimo modo de apresentar conteúdo de forma mais dinâmica e até divertida;
• Estudos recentes sobre o mercado de atuação.

Novidades de seus produtos e instruções
Manter seu público atualizado com todas as novas features e otimizações é uma ótima forma de consolidar seu negócio. Além disso, você pode combinar esse conteúdo com tutoriais de utilização de seu produto.

Exemplos:
• Dicas rápidas de utilização de seu produto ou serviço;
• Cases de clientes utilizando seu produto e obtendo bons resultados;
• Manuais e ebooks com instrutivos de funcionalidades;
• Boas práticas do serviço para melhores resultados;
• Webinars e eventos próximos;
• Perguntas e respostas frequentes de seu suporte;
• Convites para treinamentos online ou presenciais.

Informações sobre sua empresa
Sempre é bom manter seus contatos atualizados sobre novidades, eventos e premiações de sua empresa.

Exemplos:
• Mudanças na sua área de atuação que podem afetar seu público;
• Aniversário da sua empresa (trará maior confiança aos possíveis clientes);
• Premiações recentes de sua empresa;
• Avaliações positivas de seus clientes;
• Informações sobre eventos que sua empresa participou e/ou teve seu patrocínio.

Comunicação mais personalizada
Através das informações que você possui de seus contatos, ou até de seu comportamento em suas campanhas anteriores, é possível manter uma comunicação personalizada e dinâmica através de emails como:

• Uma mensagem de boas-vindas com explicação sobre o conteúdo que você irá disponibilizar através do email;
• Parabenizando-o em seu aniversário ou até tempo de contrato com sua empresa;
• Dirigir-se a ele utilizando seu nome (ou outras informações) em todos os envios;
• Após a interação em um conteúdo específico é possível passar mais informações sobre o tema;
• O cliente que comprou seu produto pode querer saber mais sobre as funcionalidades.

Além destas, há diversas outras formas de comunicação através do email marketing (que, lembramos, é uma das ferramentas oferecidas pelas ACIP/CDL a seus associados). Não há uma fórmula pronta para este tipo de envio: isso dependerá muito da sua meta e do perfil do seu público.

Ainda assim, devemos sempre lembrar que boas práticas de envios de email marketing devem ser sempre seguidas. Portanto, faça envios somente com o consentimento e permissão do usuário, utilize layouts responsivos com links para seu site, juntamente com um assunto atrativo e um conteúdo relevante. Seguir estas dicas com certeza ajudará a tornar o seu email um sucesso.

(Fonte: FCDL/MG)