ACIP/CDL sediam lançamento de Grupo de Trabalho “Cidade Verde”

Grupo de Trabalho reúne diversos profissionais da área da Arquitetura, Engenharia Civil, Direito e demais representantes da sociedade civil organizada para discutirem assuntos que impactam na vida dos Patrocinenses: a construção da cidade que temos e a que queremos!

06032020-ReuniaoCidadeVerde
Da esquerda para direita, o
s advogados Reinaldo Caixeta Machado (professor de Direito da UNICERP) e Andrea Oliveira (conselheira da ACIP/CDL no Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente-CODEMA) , a arquiteta e urbanista Jessica Nunes (professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNICERP), os engenheiros Priscilla Assis Mendonça (Coordenadora do curso de Engenharia Civll da UNICERP) e Gabriel Henrique Pereira (Engenheiro Ambiental e conselheiro do CREA-Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais no CODEMA) e o arquiteto e urbanista Frederico Zaidan Soro Araújo, conselheiro da ACIP/CDL no CODEMA e professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNICERP.

No último dia 06 de março de 2020 foi criado nas dependências da ACIP/CDL, um grupo de trabalho formado por profissionais liberais independentes e apartidários, que resolveram se unir em um objetivo comum: o debate multi e transdisciplinar para o melhor conhecimento das demandas urbanísticas e ambientais da cidade bem como possíveis propostas de melhorias.

Um dos idealizadores da iniciativa é o arquiteto Frederico Zaidan Soro Araújo, conselheiro representante das ACIP/CDL no CODEMA. Ainda participaram da reunião a advogada Dra. Andréa OIiveira — que também representa as entidades no Conselho; e o diretor da Diretoria Adjunta de “Poder Público” Nilson José Caixeta.

O grupo pretende manter reuniões periódicas abordando temas diversos. A produção técnica gerada poderá servir de substrato e incorporadas na implementação de políticas públicas voltadas às melhorias que nossa cidade precisa. Dentre os assuntos previstos estão:

- Revisão do Plano Diretor Municipal;

- Implementação de Planos Ambientais estratégicos, em especial o futuro do Parque Municipal da Matinha que já se encontra em processo de transformação para a criação de uma Unidade de Conservação com acesso ao público;

- Propostas de revitalização de áreas urbanas de interesse coletivo;

- Ações para o fortalecimento do comércio local, em especial do setor de gastronomia e turismo, como por exemplo a criação de equipamentos urbanos do tipo "Parklets" (áreas contíguas às calçadas, onde são construídas estruturas a fim de criar espaços de lazer e convívio social);

- Paisagismo urbano;

- Outras propostas.

Esta iniciativa é apenas o embrião, sendo que o grupo de trabalho visará firmar parceria com várias instituições, conselhos de classe e especialmente com o meio acadêmico. Tais ações serão encaminhadas ao conhecimento dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para fim de serem parceiros na construção de uma cidade mais inteligente, mais sustentável e especialmente, mais inclusiva.

O Grupo de Trabalho “Cidade Verde” surge em momento de debate mundial acerca do esgotamento dos recursos naturais e estará sustentada na crença que a participação social é essencial para a transformação da cidade que temos para a cidade que queremos!