2via boleto

Mérito Empresarial, Mulheres Além das Gerais e lançamento de livro: uma noite de gala nas ACIP/CDL

Evento homenageou Eustáquio Miranda, Lázaro Ribeiro e Marly Ávila; livro trata sobre empreendedorismo feminino, da patrocinense Barbara Abrahão

MERITO-2019 foto olhaopassarim 1200

Três merecidas homenagens e o lançamento de um livro de escritora patrocinense. Assim podemos resumir a noite do último dia 09 de outubro de 2019, data em que as ACIP/CDL promoveram um evento muitíssimo especial em sua sede, quando foram recebidos associados, autoridades, familiares dos homenageados e imprensa.

O presidente e acionista da Cafebras Geraldo Eustáquio Miranda recebeu o Mérito Empresarial 2019; o proprietário do Posto Jamaica e sócio do Grupo AGAL Lázaro Ribeiro de Oliveira recebeu o Mérito Empresarial 2018; a ex-presidente da Câmara Municipal de Patrocínio Marly Fátima de Souza Ávila recebeu o prêmio Mulheres Além das Gerais 2019; e foi feito o lançamento do livro da mestra Bárbara Resende Abrahão.

“Foi uma noite de reconhecer o trabalho de pessoas que muito fazem por Patrocínio. Empreender no Brasil é muito difícil daí termos que valorizar todos os que se destacam em seu segmento como os quatro”, disse o presidente da CDL Cezar dos Reis.

Mérito Empresarial

Empresário do Ano de 2019, Eustáquio foi um dos 18 nomes indicados pelos associados, sendo eleito pela Diretoria das ACIP/CDL. A nível estadual, receberá o Mérito Empresarial da Federaminas no dia 26 de outubro no Tauá - Grande Hotel e Termas de Araxá, durante o XXII Congresso das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais, realizado pela entidade mineira.

“Fiquei surpreso quando recebi a notícia da homenagem, mas ao mesmo tempo fiquei muito feliz. É o reconhecimento por um trabalho que venho realizando há mais de 22 anos na cidade”, disse Eustáquio Miranda.

Lázaro Ribeiro recebeu o prêmio da Federaminas ano passado em Juiz de Fora e agora recebe a nível local. “A premiação no ano passado foi muito importante ao prestigiar os empresários de Minas e fico feliz pela indicação dos associados e eleição das ACIP/CDL. É uma força, um incentivo para o empreendedor continuar a fazer um bom trabalho. O reconhecimento é o maior combustível que uma pessoa pode ter”, comentou.

Mulheres Além das Gerais e lançamento do livro

O prêmio Mulheres Além das Gerais foi entregue pela primeira vez neste ano, tendo sido idealizado pela Câmara da Mulher Empreendedora, uma Diretoria Adjunta das ACIP/CDL. Pelo seu destacado papel na sociedade patrocinense, Marly Ávila foi a agraciada. “É uma emoção muito forte. Estou extremamente feliz com o reconhecimento das entidades”, comentou.

Quanto ao livro lançado, tem como título “Empreendedorismo Feminino — Um estudo da relevância individual do trabalho de mulheres empreendedoras de Minas Gerais”, da escritora patrocinense Bárbara Resende Abrahão (Mestre em Marketing pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra/Portugal, tendo sido patrocinado pelas ACIP/CDL. “É um livro que eleva o trabalho das mulheres empreendedoras de Minas Gerais”, destacou a autora.

O presidente da ACIP disse que é importante valorizar pessoas que empreendem em Patrocínio. “Estas pessoas geram emprego e concentram seus negócios na cidade, então as entidades fazem essa homenagem em reconhecimento a esse trabalho. Quanto à Marly Ávila também é de enorme merecimento dada sua atuação social e política”, finaliza Aldo Aldo Cândido Roriz Junior.

AS BIOGRAFIAS

Geraldo Eustáquio Miranda

O Presidente e acionista da Cafebras, GERALDO EUSTÁQUIO MIRANDA, foi escolhido pelas ACIP/CDL e será o representante patrocinense no “Mérito Empresarial 2019” realizado pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais.

Graduado em Administração pela PUC-MG e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, Eustáquio Miranda, como é conhecido pelos amigos, chegou em nossa cidade em 1997 e foi Superintendente da Expocaccer cooperativa que, em conjunto com outros idealistas ajudou a estruturar e consolidar e a qual administrou por durante quase 14 anos.

Natural de Monjolos, um pequeno município próximo a Diamantina e de origem humilde, casado e pai de três filhos, o escolhido do ano, tem uma vida marcada por superações e as atribui principalmente à persistência, à sua base familiar que sempre foi norteada por fortes valores éticos, morais e principalmente pelo respeito às pessoas.

Nestes 22 anos de Patrocínio também foi professor no Centro Universitário do Cerrado Unicerp onde ministrou aulas nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Agronegócios por quase 8 anos, período que fala com carinho por acreditar ter contribuído na formação de muitos profissionais e estabelecido inúmeras amizades.

Em 2011 recebeu um convite para criar, em conjunto com um grupo de empresários de Belo Horizonte, uma nova trading de café e, após muito êxito, por estar vivendo um dos melhores momentos profissionais, decidiu aceitar o desafio já que a proposta ia de encontro a um antigo sonho: identificar, valorizar e apresentar ao mundo os melhores cafés brasileiros, valorizando os produtores, suas histórias e também as regiões produtoras. Foi assim que nasceu em 2013 em Patrocínio a CAFEBRAS que este ano se destacou como a melhor empresa do SETOR CAFÉ pela Revista Exame “Maiores & Melhores”.

No campo profissional, Eustáquio possui vasta experiência na gestão de empresas, envolvendo: plano de negócios, posicionamento estratégico, planejamento e gerenciamento financeiro, estruturação organizacional, física e operacional, implantações de sistemas, controles internos e melhorias de processos.

Mantém estreito relacionamento e conhecimento do mercado de café: as regiões, seus produtores, associações e cooperativas, dealers, brokers, tradings e indústrias, dentre outros stakeholders tanto no mercado interno quanto no exterior.

Sempre participativo na comunidade, faz questão de se envolver em inciativas filantrópicas que têm por objetivo ajudar pacientes com câncer principalmente destinadas ao Hospital do Amor de Barretos, foi conselheiro da Santa Casa por dois mandatos, um dos fundadores e diretor do Centro Educacional Pedro Bernardes e ainda um dos mantenedores, através da Cafebras, do Instituto Café Solidário com sede no município de Buritizeiro/MG, que detém um dos menores IDHs do País.

Lázaro Ribeiro de Oliveira

O patrocinense Lázaro Ribeiro de Oliveira é um empreendedor nato. Com seu jeito sereno e o sorriso sempre estampado no rosto ele traçou uma trajetória de sucesso no mundo dos negócios.

O início de sua trajetória profissional começou como açougueiro na Casa de Carnes de seu irmão. Tempos depois foi trabalhar com o Sr. Divino Ribeiro, empresário da cidade que percebeu logo cedo a sua capacidade para os negócios e seu compromisso com o trabalho.

O primeiro trabalho com o Sr. Divino Ribeiro foi operando uma máquina de beneficiamento de café. Posteriormente, Lázaro Ribeiro se tornou sócio do empresário e juntos fundaram o Posto e Restaurante Jamaica.

Casado com Aparecida Caixeta, o casal tem quatro filhos: Lilian, Daniela, Juliana e Gustavo. O amor desse marido, pai e agora avô, transcende nos seus gestos e atitudes cotidianamente, sendo exemplo para todos que o rodeiam.

Com muita garra o empreendedor deu sequência na sua carreira de empresário e expandiu seu negócio na área de postos de combustíveis. Hoje ele é o único proprietário do Posto Jamaica e sócio do Grupo AGAL, que engloba a administração dos Postos Serra Negra, AM/PM e Doidão.

No sentido de diversificar seus negócios, paralelamente à administração dos postos de combustíveis, investiu na principal economia da cidade: o café. Proprietário de duas fazendas, Lázaro divide-se entre a administração dos postos e a condução das fazendas, dedicando-se igualmente às duas atividades.

Suas fazendas produzem cafés especiais de alta qualidade e são gerenciadas através das boas práticas agrícolas, possuindo selos de certificadoras nacionais e internacionais. Atualmente, o empresário conta com o auxílio valioso de seu filho Gustavo, engenheiro agrônomo, na administração das fazendas, o qual segue os passos do pai em todos os sentidos, dedicando-se à gestão, à lavoura e às pessoas que trabalham nas empresas rurais da família.

Sempre participativo na comunidade e pronto a ajudar, Lázaro exerceu três mandatos como Presidente do Conselho de Administração da Expocaccer, cooperativa da qual é cooperado desde sua fundação e conselheiro por vários mandatos. O empresário segue participando ativamente do Conselho. Durante seu mandato inaugurou a sede administrativa, a Dulcerrado e também a Unidade 2 de recebimento e processamento de café.

É também membro do Conselho Deliberativo da Federação dos Cafeicultores do Cerrado Mineiro e membro, por vários mandatos do Conselho Administrativo da Santa Casa de Patrocínio. Atuou por três mandatos como diretor financeiro da ACARPA.

Marly Ávila

Marly Fátima de Souza Ávila é patrocinense com muito orgulho. Casada com José Tarciso de Ávila, mãe de Ana Alice, Renata e Ana Carolina e avó amorosa de Dante, Mila, Romeu, Gabriela e João. Residiu em Brasília por 5 anos como assessora parlamentar na Câmara dos Deputados, 4 anos em Belo Horizonte e desde 1988 voltou a residir em Patrocínio.

Firmada em seu prestígio junto aos conterrâneos e amigos, e por sua reconhecida participação na política e na sociedade, elegeu-se vereadora por três legislaturas. É a autora de projetos estruturantes para a sociedade, dentre os quais se destaca a lei que criou o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, do qual foi a primeira presidente.

Também ocupou, por duas vezes e em administrações diferentes, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social onde desenvolveu ações, programas e serviços de grande alcance para a população. A exemplo disso registramos a viabilização da vinda do SINE para Patrocínio e a mudança de gestão da secretaria através da adequação ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que permitiu a criação do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), do CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social) e o CASI (Centro de Atendimento Sócio Infantil). Destaca-se também à época de sua gestão, o acolhimento dos programas “Minha Casa, Minha Vida”, “Bolsa Família”, dentre outros de igual relevância. Ações voltadas para a plena promoção da inclusão social e econômica das camadas mais vulneráveis da população.

Com o médico Ocacyr de Siqueira e contando com o apoio da sociedade patrocinense, criaram o tão sonhado Hospital do Câncer “Doutor José Figueiredo”. Foi também idealizadora e presidente por dois mandatos da ACCAMP (Associação de Combate ao Câncer no Alto e Médio Paranaíba).

Foi presidente da Fraternidade Feminina Clube das Acácias, da Loja Maçônica Luz e Humanidade, bem como vice-presidente da Casa da Amizade do Rotary Club Brumado dos Pavões.

Uma das características de Marly, elogiada por todos que a conhecem é sua discrição à frente das missões e causas que abraça. Empenha-se com o melhor de si para servir sua terra e sua gente, atuando sempre, na busca dos melhores resultados, com seriedade, responsabilidade, mas, sobretudo, com sua sensibilidade feminina, o que faz toda a diferença, pois, nesse particular, tem muito da Marly filha, esposa, mãe e avó.

Marly Fátima de Souza Ávila coroou sua trajetória de vida pública como a primeira mulher a ocupar a Presidência da Câmara Municipal de Patrocínio o biênio 2015/2016. Em 175 anos de emancipação político administrativa de nosso município ela deixa seu nome registrado nos anais de nossa história.

Bárbara Resende Abrahão

Ex-funcionária das ACIP/CDL, a escritora trabalhou nas entidades no período de 2009 a 2010, por vezes acompanhou atividades das ACIP/CDL, inclusive em diversos treinamentos e pela participação de sua mãe Maria José Resende Abrahão, também se fez presente de forma ativa na Câmara da Mulher Empreendedora, inclusive com palestras sobre rede sociais e marketing.

Fez especialização em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda pelo UNIPAM.

Com experiência profissional nas áreas de atendimento, marketing, comunicação e consultoria, Bárbara é hoje, publicitária e Mestra em Marketing pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

(André Luiz Costa - Decom ACIP/CDL | Fotos: Olha o Passarim | Entrevistas: José Eloi Neto / Rádio Capital FM)